A Thumbnail é um dos mais importantes elementos da maior plataforma de vídeos do mundo. Também conhecida como miniatura, esse recurso é responsável pelo primeiro contato do usuário com o vídeo. Me conta aqui, quantos vídeos você acessou apenas por ver a imagem em destaque?
Um bom conteúdo é essencial, mas a primeira impressão é que atrai a atenção de quem se espera encantar ou garantir cliques/visualizações. Embora o título e as tags sejam elementos essenciais para fortalecer a presença no ranking do mecanismo de buscas da ferramenta, lembre-se de que o YouTube é uma rede social visual. Ou seja, a imagem domina esse reino.
O que é uma thumbnail?
Thumbnail, em inglês, significa unha do dedão. Não, você não leu errado. Como grande parte das palavras no idioma, trata-se da fusão de dois termos: thumb, que significa polegar, e nail, que significa unha.
No mundo da tecnologia, no entanto, ela é usada como sinônimo de miniatura. Você certamente já teve contato com thumbnails diversas vezes em alguma dessas situações: Ao observar um álbum de fotos na galeria do celular, ao acessar arquivos em uma pasta no computador, ao caçar imagens no Google Imagens. Geralmente, com um clique, você pode acessar o conteúdo no tamanho original e é exatamente para isso que a thumbnail existe: reduzir o peso dos arquivos e oferecer uma pequena amostra do original.
Mas, acredite, uma thumbnail bem feita possui mais vantagens. Isso também facilita o escaneamento do leitor quando há uma grande variedade de opções. Dispostas em um espaço reduzido, é mais fácil observar e selecionar apenas aquelas que lhe interessam.
Por que a thumbnail é tão importante no Youtube?
O principal objetivo de uma thumbnail para vídeos é trazer informações para o usuário sobre o seu conteúdo. Te coloca no lugar do internauta por um instante, ok? Faça esse exercício. Imagine como seria se tudo que você tivesse à disposição fosse o título do vídeo. Você provavelmente não ficaria muito satisfeito ao clicar e se deparar com algo que não esperava, não é mesmo?
É justamente por isso que, atualmente, a thumbnail do YouTube é mutável. Quando uma pessoa posiciona o cursor do mouse sobre a miniatura, são mostrados trechos congelados do vídeo, como um pequeno preâmbulo sobre o que se passa no vídeo.
Ainda assim, a primeira imagem, justamente aquela responsável por chamar a atenção do usuário, continua sendo a mais valiosa. Ela pode representar a diferença entre o clique e a desistência. Em estratégias de video marketing, isso vale ouro.
Mas há mais. Ao personalizar suas miniaturas, você pode adicionar detalhes que remetem à identidade visual do seu próprio canal. A utilização de cores, textos e fontes únicas são responsáveis por fidelizar o espectador. Assim, sempre que se deparar com um de seus vídeos, ele saberá que é seu.
No ambiente online, tudo acontece muito rápido, então, é preciso agarrar a atenção do usuário de maneira orgânica e instantânea. Thumbnails também fazem isso. Em outras palavras, contribuem para o valor percebido da marca do seu canal, também conhecido como branding.
A thumbnail do YouTube tem muito a acrescentar em sua estratégia de vídeos, pode acreditar. Com a combinação certa de elementos, certamente a taxa de visualizações crescerá e muito, sem falar no engajamento do seu conteúdo. Pra isso, conte com a experiência da Hard sobre como funciona esse universo, além de uma série de serviços e ferramentas para personalizar o seu canal nessa imensa plataforma.