Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

/

Thumbnail do YouTube: A importância de um design eficiente

A Thumbnail é um dos mais importantes elementos da maior plataforma de vídeos do mundo. Também conhecida como miniatura, esse recurso é responsável pelo primeiro contato do usuário com o vídeo. Me conta aqui, quantos vídeos você acessou apenas por ver a imagem em destaque?

Um bom conteúdo é essencial, mas a primeira impressão é que atrai a atenção de quem se espera encantar ou garantir cliques/visualizações. Embora o título e as tags sejam elementos essenciais para fortalecer a presença no ranking do mecanismo de buscas da ferramenta, lembre-se de que o YouTube é uma rede social visual. Ou seja, a imagem domina esse reino.

O que é uma thumbnail?

Thumbnail, em inglês, significa unha do dedão. Não, você não leu errado. Como grande parte das palavras no idioma, trata-se da fusão de dois termos: thumb, que significa polegar, e nail, que significa unha.

No mundo da tecnologia, no entanto, ela é usada como sinônimo de miniatura. Você certamente já teve contato com thumbnails diversas vezes em alguma dessas situações: Ao observar um álbum de fotos na galeria do celular, ao acessar arquivos em uma pasta no computador, ao caçar imagens no Google Imagens. Geralmente, com um clique, você pode acessar o conteúdo no tamanho original e é exatamente para isso que a thumbnail existe: reduzir o peso dos arquivos e oferecer uma pequena amostra do original.

Mas, acredite, uma thumbnail bem feita possui mais vantagens. Isso também facilita o escaneamento do leitor quando há uma grande variedade de opções. Dispostas em um espaço reduzido, é mais fácil observar e selecionar apenas aquelas que lhe interessam.

Por que a thumbnail é tão importante no Youtube?

O principal objetivo de uma thumbnail para vídeos é trazer informações para o usuário sobre o seu conteúdo. Te coloca no lugar do internauta por um instante, ok? Faça esse exercício. Imagine como seria se tudo que você tivesse à disposição fosse o título do vídeo. Você provavelmente não ficaria muito satisfeito ao clicar e se deparar com algo que não esperava, não é mesmo?

É justamente por isso que, atualmente, a thumbnail do YouTube é mutável. Quando uma pessoa posiciona o cursor do mouse sobre a miniatura, são mostrados trechos congelados do vídeo, como um pequeno preâmbulo sobre o que se passa no vídeo.

Ainda assim, a primeira imagem, justamente aquela responsável por chamar a atenção do usuário, continua sendo a mais valiosa. Ela pode representar a diferença entre o clique e a desistência. Em estratégias de video marketing, isso vale ouro.

Mas há mais. Ao personalizar suas miniaturas, você pode adicionar detalhes que remetem à identidade visual do seu próprio canal. A utilização de cores, textos e fontes únicas são responsáveis por fidelizar o espectador. Assim, sempre que se deparar com um de seus vídeos, ele saberá que é seu.

No ambiente online, tudo acontece muito rápido, então, é preciso agarrar a atenção do usuário de maneira orgânica e instantânea. Thumbnails também fazem isso. Em outras palavras, contribuem para o valor percebido da marca do seu canal, também conhecido como branding.

A thumbnail do YouTube tem muito a acrescentar em sua estratégia de vídeos, pode acreditar. Com a combinação certa de elementos, certamente a taxa de visualizações crescerá e muito, sem falar no engajamento do seu conteúdo. Pra isso, conte com a experiência da Hard sobre como funciona esse universo, além de uma série de serviços e ferramentas para personalizar o seu canal nessa imensa plataforma.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Está gostando do conteúdo?
Compartilhe!

Vamos conversar
sobre seu site?

Melhore sua presença digital através de um site bem construído. Conte com a Design Hard para analisar e apontar oportunidades potenciais inexploradas pela sua empresa!

sites-wk-foto-design-hard-atendimento

Wesley
Krasnievicz

Sites logo - criação websites design hard

Atendimento
Design Hard

plugins premium WordPress